ENSINO ONLINE


Universidades em diversos países do mundo oferecem, cada dia mais, cursos de graduação, pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado online.

Enquanto no Brasil o ensino à distância tem percorrido recente caminho, países da América do Norte e da Europa já tem o ensino online como um método de ensino tradicional e eficaz.

A Espanha, por exemplo, desde 1972 oferta cursos de ensino à distância com a Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha – UNED. Além de ser uma universidade pública, a UNED se dedica exclusivamente ao ensino não presencial. Conta com 200 mil alunos distribuídos no ensino da graduação e da pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Mesmo a UNED sendo pública são cobradas mensalidades, pois o governo financia apenas 25% do orçamento.

Nos Estados Unidos da América há hoje uma grande oferta de cursos de Graduação e Pós-Graduação a distância. Na área de stricto sensu é possível visualizar uma média de noventa cursos oferecidos em plataformas virtuais nos sites brasileiros. Grandes Universidades como MIT – Massachusetts Institute of Technology, AWU – American world University, Wald University, Ambra College, Florida Internacional University, Stanford University, Atenas College University, Washington Univeristy in St. Louis e a conceituadíssima Harvard, são algumas das tantas universidades que alavancaram o mercado educacional online com cursos de qualidade.

Hoje já é possível estudar numa universidade americana sem dominar o idioma inglês, uma vez que há universidades que oferecem programas voltados para países de língua portuguesa e espanhola, com o intuito de desenvolver regiões do mundo pouco exploradas nas áreas acadêmicas e profissionais.

Também em Portugual é possível estudar numa universidade online, sem necessidade de saber outro idioma. A Universidade Aberta de Portugal oferece diversos cursos nas áreas de graduação e pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado, chegando a ofertar mais de 60 cursos na modalidade à distância.

O mundo virtual avança a cada dia. Outros países desenvolvidos como Canadá, França e Reino Unido também possuem várias plataformas virtuais, democratizando o ensino não só em seus países como possibilitando que qualquer pessoa do mundo possa estudar em suas universidades.

Recentemente no Brasil foi lançada a Portaria 275 de 18 de dezembro de 2018 do MEC/CAPES que regulamenta a oferta de cursos stricto sensu (Mestrado e Doutorado) na modalidade à distância. Grande avanço de reconhecimento a uma prática já consagrada nos países europeus e norte-americanos.